domingo, 17 de fevereiro de 2013

Em busca da baguete perfeita


Finalmente resolvi escrever um blog com as minhas experiências na produção de pães artesanais domésticos! De tanto postar fotos dos meus pães em uma rede social, achei que deveria poupar meus amigos e partir para compartilhar minhas receitas e experiências através de um blog. Afinal, foram mais de vinte anos experimentando as mais diversas receitas de pães, desde baguetes, minha maior motivação, até pães orientais chatos sem fermento, como o Chapatis.  Li vários livros sobre pães, mas acima de tudo aprendi e continuo aprendendo através de informações compartilhadas na Internet. Assim, depois de constatar que eu praticamente só postava fotos de pães (e de corrida!) na tal rede social, me perguntei se eu não deveria também compartilhar de forma mais ampla as minhas experiências na cozinha produzindo pães artesanais. E foi assim que criei coragem e resolvi abrir este espaço para o O pão do dia e através dele levar à Internet as minhas experiências na fabricação de pães na cozinha de casa. 

A minha relação com o pão me remete a lembranças de criança, cheiro de café no meio da tarde, broa de fubá e pão, mas acho que devo as minhas primeiras incursões na cozinha ao pão-de-forma Inglês. Sim, porque como "há males que vêm para bem", morando em Londres entre 1992 e 1995, tive que me acostumar com a sua praticidade. Ótimo, nada contra os pães-de-forma Ingleses, comprava uns dois pacotes por semana e tinha pão todo dia, mas sentia falta da casquinha crocante do pãozinho das padarias brasileiras da época. Então, como as baguetes eram mais caras e difíceis de encontrar resolvi me aventurar a fazê-las em casa. Obviamente, as primeiras experiências não foram das mais motivadoras, mas persisti e com o tempo aprendi a "entender o  fermento", a sentir a massa e a temperatura ambiente e, enfim, a controlar melhor o processo de produção de pães em casa. Foi assim, motivado pelo desejo de produzir em casa um pão com casca crocante, que encontrei este hobby que me proporciona momentos de relaxamento e de prazer.

O pão é por si só um símbolo de partilha, assim, gostaria de utilizar O pão do dia como veículo para compartilhar minhas experiências e momentos em torno do pão. 

Até o próximo post!
Antônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário